domingo, 17 de outubro de 2010

Você é feliz?

Pergunta complicada né? Todo mundo reflete um pouco antes de responder. Eu acho que essa pergunta ficaria mais simples se fosse feita no sentido contrário: Você é triste? Eu responderia de imediato: Não!
A complexidade dessa primeira pergunta está no fato de que cada um fantasia felicidade. Felicidade não é algo constante. No dia em que você conhecer alguém que é feliz 24 horas por dia me avise e eu terei sorte se for contagioso.

Cada pessoa tem uma idéia diferente de felicidade. Para muitos seria ganhar na loteria, outros querem construir uma família que não tenha problemas e ainda tem alguns que seriam felizes se nunca envelhecessem. E o que todos têm em comum? Todos têm uma idéia de que felicidade é algo inalcançável. Você sempre vai precisar de algo ou alguém para ser feliz e quando conseguir já terá outros interesses. É uma busca infinita. O pior é quando só se encontra felicidade no passado. Aquela famosa frase “Eu era feliz e não sabia” . Poxa! Então eu acho que felicidade não é tão grandioso, se passou despercebido...

A verdade, pelo menos para mim, é que não existe essa felicidade constante e inalcançável. Existem momentos felizes como naquele dia em que você aprendeu a andar de bicicleta ou aquele que você sentiu a areia da praia enterrar seus pés ou mesmo naquele em que você acordou cedo, morrendo de sono, para trabalhar e logo descobriu que era sábado e então pôde voltar a sentir seu colchão novamente e se perder nos lençóis. O que eu estou tentando mostrar é que a felicidade se encontra nos detalhes, nos pequenos instantes de sua vida que passam sem qualquer atenção, mas que algum dia vão gerar saudade.

Então, da próxima vez, não pergunte se alguém é feliz. Pergunte se esse alguém está feliz. Fica mais fácil para responder e ninguém vai se frustrar idealizando felicidade. E se esta pessoa a quem você se dirigir não estiver feliz, aí você encontrou uma missão a cumprir.

Um comentário: